top of page

12ª mostra
cinema e
direitos humanos

A Escola Aberta no Galpão se tornou um dos pontos de difusão da 12° Mostra Cinema e Direitos Humanos.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma realização do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e foi criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

Os filmes são compostos por curtas metragens e por isso traremos o debate para que fundamente a percepção sobre o filme, fazendo com que haja o debate, oficinas e o que tanto prezamos, a formação de um pensamento crítico sobre o assunto no qual os diferentes filmes abordam.

A mostra acontecerá em 3  sessões para 20 pessoas, nas quintas feiras do mês de setembro.

De forma gratuita e sempre mediada por um convidado.

Não perca essa chance e se inscreva.

O caderno com todos os filmes da mostra e  mais informações pode ser consultado em https://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br/2015/wp-content/uploads/2018/11/12aMCDH_Catalogo_site.pdf

sessão 1

A Rua é NÓIZ

Eduardo Cunha Souza e Pedro Cela | Brasil | 2018 | 14 min | Documentário

A Rua é Noiz é a periferia em cena. É a gente guerreira dos bairros e favelas sob os refle-tores da luz do sol e da luz da lua, que iluminam a luta diária e rotineira do nosso povoforte. É uma vontade de conhecer a si mesmo, de revelar as identidades dos que moram em cada rua, beco e conjunto habitacional.

 

temática: Direito à cultura / Direito à educação / Inclusão Social

 

Ficha técnica Roteiro: Eduardo Cunha Souza e Pedro Cela; Fotografia: Pedro Cela; Edição: Eduardo Cunha Souza e Pedro Cela; Elenco: bailarinos e equipe do Instituto Katiana Pena – IKP.Produtora realizadora: 202B Filmes 

 

classificação indicativa: livre 

data

12 de setembro de 2019

programação

sessão às 19h30min

sessão 2

À Espera

 

Nivaldo Vasconcelos e Sonia André |Moçambique | 2016 | 22 min | Documentário.

  

Em Moçambique, 39% de meninas se casam antes dos 15 anos com homens mais velhos, fazendo com que o país se encontre em décimo lugar entre os países mais afetados pelos casamentos prematuros, negando a estas meninas os seus direitos como o da Edu­cação e de serem o que elas quiserem.

 

temática: Direitos da criança e do adolescente / Direitos das mulheres

 

Ficha técnica: Roteiro: Nivaldo Vasconcelos; Fotografia: Matheus Nobre; Edição: Nivaldo Vasconcelos; Personagens: Cátia, Hilária; médicos: Maridza e Rondinho, professoras e alunas da Escola Primária Mbambala; Produtora realizadora: Thandy Produções Culturais e Estúdio Atroá 

 

classificação indicativa: livre

data

19 de setembro de 2019

programação

sessão às 19h30min

sessão 3

exibição de 2 curtas

 

A Bicicleta do Vovô

 

Henrique Dantas| Brasil | 2012 | 22 min | Ficção

A Bicicleta do Vovô é um curta-metragem para crianças e adultos que aborda a elação entre avô e neto. Em um lugar muito distante, O Reino do Sertão Pelejado, homens-morcegos capturam lendas através de televisores. Surgem, então, o Super Tigre e  o Mestre Conselheiro para salvar o planeta das forças malignas da Feiticeira Mabá.

É contando essas histórias que Vô Rui transforma a infância do neto Cauê em um universo de aventuras e fantasias, re-significando símbolos através de um olhar mais lúdico sobre as coisas da vida.

 

temática: Infância / Direito da pessoa idosa / Direito da pessoa com deficiência.

Ficha técnica: Roteiro: Henrique Dantas, Tacilla Siqueira; Fotografia: Pedro Semanovich; Edição: Bau Carvalho e Henrique Dantas; Elenco: Edgar Navarro, Fátima Pimentel, Cauê Interminense e Frida Ritz; Produtora realizadora: Hamaca Produções Artísticas Ltda.

A Câmera de João

 

Tothi Cardoso | Brasil | 2017 | 22 min | Ficção

Uma faixa de luz passa por uma pequena perfuração, e se faz imagem. João descobriu que fotografias são heranças.

 

temática:Infância / Direito da pessoa idosa / Direito da pessoa com deficiência

ficha técnica: Roteiro: Tothi Cardoso ; Fotografia: Larry Sulivan ; Edição: Maurélio ToscanoElenco: Lucas Romão, Adilson Maghá, Neusa Borges e Valéria Vieira Produtora realizadora: Dafuq Filmes

 

classificação indicativa: livre 

data

26 de setembro de 2019

programação

sessão às 19h30min

informações

realização

Escola Aberta no Galpão

curadoria

Cristiana Pasquini

Vinicio Borges

apresentação
Ministério dos Direitos Humanos

 

organização

Instituto Cultura em Movimento

fotografia

Antonio Neto

Amanda Rosin

investimento

entrada gratuita

local 

escola aberta no galpão

informações

contato@escolaabertanogalpao.com

bottom of page