a forma segue
o planeta
A necessidade urgente de nos posicionarmos na cena de reconstrução do diálogo, da segurança e qualidade urbana e arquitetônica das cidades, do crescimento sustentável e da equidade social nos direciona a projetos multiescalares. O espaço geográfico nos direciona às respostas de projeto.
Como apreender tais questões e aplicá-las no debate de construções e reconstruções urbanas? Queremos entender como as questões físicas e geopolíticas interferem nas proposições espaciais sob o olhar humanista da arquitetura.
A oficina a forma segue o planeta é o segundo encontro do projeto migração 2022, cujo tema é arquitetura da humanização: diversidade e transdisciplinaridade necessárias ao debate e construção das cidades. O projeto prevê um ciclo de 4 encontros presenciais de oficinas, palestras e debates sobre diversos temas da arquitetura e cidades que, por meio da diversidade cultural, transversalidade e multidisciplinaridade, pretende fomentar o diálogo humanista da arquitetura.
jacopo galli
arquiteto
itália
Nascido em Crema [Itália], estudou arquitetura na Universidade de Parma e realizou doutorado pela Università Iuav di Venezia com a tese: Tropicale Toolbox Fry & Drew e a busca por uma modernidade africana e bolsista de pesquisa no departamento de cultura do projeto. Foi curador da seção de arquitetura da exposição Africa Big Change, Big Chance em Milão e Bruxelas, a primeira grande exposição na Europa totalmente dedicada à arquitetura moderna na África. Suas áreas de pesquisa são a arquitetura moderna na África, projetos continentais multiescala e o papel das organizações internacionais em projetos de desenvolvimento. Seus interesses são na arquitetura africana e sustentabilidade em edifícios e ambiente construído.
Atualmente desenvolve investigação na área da reconstrução urbana com particular atenção para o caso sírio, foi coordenador do workshop WAVE 2017 Syria the Making of the Future e atualmente faz parte do grupo de investigação do Banco Mundial para estratégias de intervenção em conflitos. países afetados na área 'MENA.
informações
realização
Escola Aberta no Galpão
grupoDEArquitetura
curadoria e coordenação
Cristiana Pasquini
projeto gráfico
Antonio Neto
fotografia
Juliana Barreto
Leandro Mendes
captação
Rubens Donizete
Antonio Neto
agradecimentos
FCT - Unesp
Ciro Pirondi (escola da cidade)
fomento
PROAC LAB 51
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
evento presencial e gratuito
vagas limitadas
aula aberta
28.04.2022 (quinta-feira) às 19h
FCT-Unesp - Anfiteatro 1
Rua Roberto Símonsen, 305, Centro Educacional, Presidente Prudente/SP
oficina
29 e 30.04.2022 (sexta e sábado) das 10h às 18h
Escola Aberta no Galpão
Rua Prof. Hugo Miele, 338, Vila Santa Helena, Presidente Prudente/SP
informações