arquitetura e urbanismo
A história oficial do Brasil desde o final do século XX está sendo revisitada, especialmente nos capítulos que abordam questões ligadas à identidade nacional e ao mito da democracia racial.
Entretanto, a reparação no espaço urbano não acontece simultaneamente, haja vista todos os conflitos mais recentes acerca dos monumentos, bem como a articulação de diversos grupos minorizados pelo resgate de sua história no espaço urbano.
O encontro dos nossos dois convidados se ancora nas reflexões destes acontecimentos ocorridos na escala metropolitana, objetivando promover o despertar para ações no panorama urbano na perspectiva regional.
rogério quintanilha
​Rogério é arquiteto e urbanista, mestre pela UFSC, doutor e pós-doutor pela USP. Foi professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Tem experiência na área de História e Teoria do Urbanismo, Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Cidades Novas. Dirige o podcast CIDADES VISÍVEIS e atua como docente na UNESP.
arquiteto e pesquisador
Fabrício é arquiteto e urbanista, mestre pela FAAC/UNESP, membro do grupo de pesquisa “Barroco-Acú: a América Portuguesa na Geografia Artística do Sul Global” na FAU-USP; e no projeto “Mapeamento de Terreiros Kongo/Angola” pelo Instituto ILABANTU. Ministra cursos no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Sua pesquisa pauta na presença negra e lugares de memória do catolicismo negro no urbanismo brasileiro.
fabrício
forganes
arquiteto
informações
realização
Escola Aberta no Galpão
​
curadoria e coordenação
Edda Provana
​
data
27 de maio 2022
​
projeto gráfico
Leandro Mendes
Juliana Barreto
​
aquarela
Roberto Bertoncini
​
fomento
PROAC lab
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
evento online e gratuito
​​
programação
conversa aberta online
27.05.2022 (sexta-feira) às 19h00
​
local
YouTube da Escola Aberta no Galpão (clique para acessar)
​
público alvo
profissionais, professores e estudantes de todas as áreas.
investimento
acesso gratuito